Indicação Geográfica do café conilon destaca sustentabilidade

O Brasil é conhecido globalmente não apenas como o maior produtor de café, mas também como referência em práticas sustentáveis. Essa reputação se estende ao café Conilon, onde a sustentabilidade é uma necessidade crescente para agregar valor e gerar novas oportunidades.

Um marco nesse cenário é o processo de Indicação Geográfica (IG) desse café, que se trata de um selo que destaca suas qualidades únicas e a origem geográfica específica. Alexandre Ferreira, Gerente de Novos Negócios da Cooabriel, explica que a IG é baseada em três pilares essenciais.

“Primeiramente a IG exige que o café seja produzido dentro da área geográfica, que abrange todos os municípios do Espírito Santo. Em segundo lugar, é necessário que os produtores adotem práticas sustentáveis garantindo conformidade com as normas trabalhistas, ambientais e fiscais brasileiras. Por fim, a qualidade do café, sendo necessário alcançar no mínimo 80 pontos.”

Alexandre ainda destaca que os cooperados da Cooabriel interessados na certificação podem buscar o departamento de sustentabilidade da cooperativa. “Realizamos uma diligência para verificar os requisitos estabelecidos. Uma vez que identificamos um resultado acima de 80 pontos na nossa sala de provas, o café receberá a IG, sendo reconhecido através de um selo com um QR Code que permite aos consumidores conhecerem as características únicas do café e da propriedade de origem”, destaca Alexandre.

Além de valorizar o produto, a IG oferece uma experiência de consumo enriquecedora. “Você passa a vender não apenas um produto, mas uma experiência de consumo, e é isso que queremos levar para o mundo”, finaliza Ferreira.

Por: Larissa Moura (Play no Agro)