Produtores de Conceição da Aparecida (MG), no Sul de Minas, têm contado com uma ajuda especial. Desde maio, eles saem em peregrinação com a imagem de Nossa Senhora do Café por comunidades na zona rural. Uma forma de reforçar a proteção em meio às lavouras.
“Eu cheguei aqui no ano passado, no mês de janeiro e percebi logo que era uma cidade totalmente cafeeira, que gira em torno da panha do café e eu quis unir a devoção, o carinho, à Nossa Senhora, com essa realidade cafeeira”, disse o pároco Padre Glauco Siqueira dos Santos.
A santa já passou por 14 comunidades na zona rural. Em cada lugar que ela vai, os pedidos são de proteção e uma boa colheita.
“Um ano de muita paz, muita tranquilidade na safra do café e muita proteção”, disse o produtor rural Valdeir Rodriguez da Silva.
A devoção a Nossa Senhora do Café começou no interior paulista, em Espírito Santo do Pinhal. Uma moradora escreveu um artigo para uma revista católica sobre a fé dos cafeicultores e em resposta recebeu um desenho dedicado à representação dela.
A partir disso, a moradora começou a produzir as imagens. Já foram mais de seis mil encomendas. Em Machado, existe até uma capela dedicada à santa. Ela fica em uma fazenda onde uma missa é realizada todo mês para os produtores e trabalhadores rurais.
Em Conceição da Aparecida, a imagem da santa agora recebe orações todos os dias.
“O número de acidentes diminuiu muito, a incidência de acidentes com cobras, maquinários, diminuiu muito, então acredito que a Nossa Senhora veio para abençoar, para trazer o manto dela e passar em cima das nossas lavouras, dos nossos produtores, para abençoar cada vez mais”, disse a produtora rural Telma Borba da Silva.
No domingo, dia 7 de julho, a imagem de Nossa Senhora do Café irá retornar à Igreja Matriz em procissão.
Fonte: EPTV e G1 Sul de Minas




