OIC: estoque certificado de café arábica cai pelo nono mês

A Organização Internacional do Café (OIC), que tem sede em Londres, informou há pouco que os estoques certificados de arábica caíram para seus níveis mais baixos desde maio de 2018, atingindo 2,32 milhões de sacas de 60 kg em dezembro de 2019. Este foi o nono mês em que os estoques certificados de arábica caíram mês a mês e sugerem uma oferta apertada do produto.

Em relação aos preços internacionais, a entidade ressaltou que o spread entre os cafés arábica e robusta, medido nos mercados futuros de Nova York e de Londres, aumentou para 67,57 centavos de dólar por libra-peso. Com este movimento, foi verificado o quarto mês consecutivo de elevação. O mercado futuro de Nova York (arábica) teve alta de 16%, para uma média de 131,44 centavos de dólar por libra-peso em dezembro, a maior média mensal desde setembro de 2017, enquanto o mercado futuro de Londres (robusta) aumentou 1,4% a 63,87 centavos de dólar por libra-peso.

A volatilidade do indicador composto da OIC aumentou 2,6 pontos porcentuais, para 9,7% no mês passado. Entre os indicadores do grupo arábica, a volatilidade dos produtos Naturais Brasileiros registrou os maiores aumento – de 2,9 pontos porcentuais – para 12,1%, enquanto a volatilidade dos Suaves e Outros Suaves da Colômbia aumentou 2,3 pontos porcentuais para 9,5% e 2,7 pontos porcentuais para 9,6%, respectivamente. No café Robusta, a volatilidade foi de 8,8%, um aumento de 2,6 pontos porcentuais em relação a novembro.

Fonte: Agência Estado (Por Célia Froufe, correspondente) via CNC