Os contratos futuros de café arábica têm um dia de retrações na ICE Futures US. Há pouco, a posição maio registrava desvalorização de 250 pontos, com 132,75 centavos, depois de tocar a mínima de 131,75 centavos, com o julho caindo 290 pontos. De acordo com analistas internacionais, o dia é caracterizado por vendas especulativas, com alguns players se mostrando mais incisivos em suas liquidações.
Depois de "flertar" com o nível de 140,00 centavos, o mercado apresenta uma retração efetiva ao longo das últimas sessões, recuando do patamar psicológico de 135,00 centavos e já se aproximando das mínimas recentes. Os analistas destacaram que os especuladores se mostram mais ativos no lado comprador, temendo uma liquidação mais efetivas por parte do Brasil.
O país inicia no próximo mês a colheita de sua safra de 2013 e, mesmo sendo um ano de baixa dentro da escala da bianualidade da cultura, a expectativa é que um volume considerável de café seja obtido nas lavouras locais, refletindo as variedades mais produtivas e resistentes, os investimentos dos produtores locais em fertilização e adubação e também a forte produtividade do país. Os players avaliam que os produtores deverão aumentar suas vendas, já prevendo a chegada dos novos grãos.
Fonte: AgnoCafé

