Pequenos produtores de café da região central de Rondônia definem no dia 29, em reunião, de fevereiro, em São Miguel do Guaporé, agenda, metas e estratégias para o setor a serem cumpridas a partir deste ano. A ação faz parte da agenda do Projeto de Cafeicultura, em execução também no município de Cacoal.
Segundo o gestor do projeto, Lucimar Antônio Gonçalves, do Sebrae/RO, além das propostas da agenda, “muito será feito em função das dificuldades enfrentadas pelos produtores, inclusive problemas na produção do grão”.
A proposta do projeto é promover a melhoria da qualidade do café e aumento da produtividade das propriedades.
As ações serão efetivamente implementadas nas áreas manejo dos cafezais, administração da propriedade, treinamentos voltados para a produção e, especialmente, realização de consultoria para a resolução dos problemas identificados.
Juntamente com o técnico do Sebrae visitaram as propriedades de São Miguel do Guaporé o secretário de agricultura Edson Alves de Freitas e engenheiro agrônomo Izaac Menezes de Miranda, que irá desenvolver as consultorias. “Com essas visitas, ocorridas nos dias 15 e 16 deste mês, abrimos a agenda de 2012”, informa Lucimar Gonçalves.
Seminário
Já está sendo agendada uma reunião entre gestores do Projeto da Cafeicultura com a prefeitura de São Miguel do Guaporé para discutir sobre convênio no valor de R$ 15 mil para a realização de um seminário sobre cafeicultura, além de um treinamento na área de capacitação rural. Ainda no dia 29, o engenheiro Izaac será apresentado aos demais produtores do projeto.
Fonte: Rondônia Dinâmica

